Javier López é o Novo CEO da Decathlon

Press Release: Fundada em 1976, a DECATHLON tem evoluído sob a liderança de Barbara Martin Coppola desde 2022, com uma estratégia orientada para se tornar numa marca desportiva multi-especialista que atua de forma concreta para as pessoas, a sociedade e o planeta.

Hoje, a DECATHLON está a iniciar uma nova fase na sua história, com o objetivo de fortalecer a sua competitividade e crescimento, ao mesmo tempo que intensifica as suas ações para promover o acesso ao desporto e os seus valores universais.

Para liderar esta nova fase de evolução, a administração da DECATHLON decidiu nomear Javier López como Chief Executive Officer (CEO), substituindo Barbara Martin Coppola, que ocupou esta posição desde março de 2022.

“Gostaria de agradecer à Bárbara pelo trabalho impactante que realizou nos últimos três anos. Hoje, a DECATHLON é uma marca desportiva cada vez mais reconhecida em todo o mundo pelos seus produtos, pelos seus compromissos e pelo seu impacto positivo. À medida que a DECATHLON inicia uma nova fase na sua história, tenho total confiança no Javier e na sua capacidade natural de unir as pessoas para impulsionar a nossa ambição e identificar alavancas novas para um crescimento sustentável, ao mesmo tempo que fortalece ainda mais a nossa cultura humana e inclusiva”, afirma Julien Leclercq, Chairman DECATHLON Group.

“Nos últimos três anos, iniciámos uma grande evolução na DECATHLON, passando da ambição à ação. Gostaria de agradecer a todas as nossas equipas, cuja dedicação tornou todo este trabalho possível: reposicionámos a marca DECATHLON ao redefinir a experiência do cliente nas lojas e no e-commerce, que agora representa 20% das nossas receitas. Repensámos o nosso portfólio de marcas, assinámos parcerias com alcance global e criámos modelos de economia circular. Estou orgulhosa do progresso que fizemos. Tenho total confiança no Javier para liderar uma empresa cada vez mais ambiciosa, à imagem da DECATHLON”, explica Barbara Martin Coppola.

“Estou particularmente honrado pela confiança do Julien e de toda a administração, e agradeço à Bárbara, com quem tive o prazer de trabalhar no Executive Committee. Como Decathloniano há 26 anos, estou orgulhoso do trabalho que realizámos ao longo deste tempo para levar as maravilhas do desporto a cada vez mais pessoas em todo o mundo. Juntos, com todos os nossos colegas, iremos, com determinação, entusiasmo e humildade, acelerar o nosso desenvolvimento económico e os nossos esforços para cumprir os nossos compromissos humanos e ambientais”, afirma Javier López, CEO DECATHLON.

Com 26 anos de experiência na DECATHLON, Javier López ocupou posições nas áreas digital, logística e retalho. Mais recentemente, liderou a DECATHLON Alemanha (de 2012 a 2015) e exerceu funções de CEO na DECATHLON Espanha (2015 a 2022). Força motriz por detrás do forte crescimento da empresa em Espanha, Javier foi nomeado Chief Value Chain Officer Global em 2022.

Nos últimos três anos, a DECATHLON tem crescido num contexto difícil, enquanto alcança uma redução significativa de -13% nas emissões de CO2, desde 2021, graças ao desenvolvimento substancial de modelos circulares, ao uso de materiais descarbonizados e a energias mais limpas.

A DECATHLON também mudou a sua identidade de marca e renovou a experiência do cliente para uma maior imersão, tanto nas lojas como no e-commerce, que agora representa 20% das receitas do Grupo. Em três anos, a DECATHLON reorganizou o seu portfólio de marcas e fortaleceu a sua colaboração com atletas internacionais e competições desportivas globais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, para os quais criou um icónico uniforme para os 45.000 voluntários.

Finalmente, a empresa conseguiu evoluir a sua estratégia e modelo, mantendo um elevado nível de compromisso das suas equipas, com 91% dos colaboradores da DECATHLON a declararem-se orgulhosos de trabalhar na empresa. 

Mais informações aqui.