Press Release: No âmbito das comemorações do dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, assinalado a 15 de fevereiro, a equipa de enfermagem perioperatória do Bloco Operatório Central do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) desenvolveu, esta semana, uma atividade de sensibilização para reforçar o tema da segurança cirúrgica junto do doente.
A ação consistiu na entrega de um passaporte ao doente internado proposto para cirurgia com um roteiro de perguntas e averiguações, de acordo com a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC). O objetivo é promover a participação dos doentes no processo de segurança cirúrgica e aumentar a literacia nesta àrea.
A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC) foi lançada em 2008 pela World Health Organization e demostrou ser um instrumento essencial para a prevenção de erros, nos três momentos essenciais de um procedimento cirúrgico: antes da anestesia, antes da incisão cirúrgica e antes do doente sair da sala operatória.
Esta atividade está também alinhada com o repto da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), em colaboração com a European Operating Room Nurses Association (EORNA), que fomenta o lema “Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica: Juntos pela Segurança, Passo a Passo”, refletindo desta forma a importância da segurança do doente na prática perioperatória.
Para mais informações clica aqui.