Press Release: A Intel Corporation (Nasdaq: INTC) anunciou hoje que o seu conselho de administração nomeou Lip-Bu Tan, um líder de tecnologia bem-sucedido com profunda experiência no setor de semicondutores, como CEO. A partir de 18 de março, o executivo sucederá os co-CEOs interinos, David Zinsner e Michelle (MJ) Johnston Holthaus. Tan também voltará a fazer parte do conselho de administração da Intel após ter deixado a diretoria em agosto de 2024.
Zinsner permanecerá como Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro, e Johnston Holthaus continuará como CEO da Intel Products. Frank D. Yeary, que assumiu a função de Presidente Executivo Interino do Conselho durante a busca por um novo CEO, voltará a ser o Presidente Independente do Conselho quando Tan assumir o cargo de CEO.
"Lip-Bu é um líder excecional, cuja experiência no setor de tecnologia, relacionamentos profundos nos ecossistemas de produtos e fundição e um histórico comprovado de criação de valor para os acionistas são exatamente o que a Intel precisa no seu próximo CEO", disse Yeary. "Ao longo da sua longa e distinta carreira, ele conquistou uma reputação de inovador que coloca os clientes no centro de tudo o que faz, oferece soluções diferenciadas para vencer no mercado e constrói culturas de alto desempenho para alcançar o sucesso.”
"Tal como muitos no setor, trabalhei de perto com Lip-Bu no passado e vi em primeira mão como a sua atenção incansável aos clientes impulsiona a inovação e o sucesso", continuou Yeary. "Estamos muito satisfeitos por ter Lip-Bu como nosso CEO enquanto trabalhamos para acelerar a nossa recuperação e capitalizar as significativas oportunidades de crescimento que temos pela frente.”
Sobre a sua nomeação, Tan afirmou: “Estou honrado por me juntar à Intel como CEO. Tenho um enorme respeito e admiração por esta empresa icónica e vejo oportunidades significativas para reformular os nossos negócios de forma a servir melhor os nossos clientes e criar valor para os nossos acionistas.”
"A Intel tem uma plataforma de computação poderosa e diferenciada, uma vasta base instalada de clientes e uma robusta base de fabricação que está a fortalecer-se a cada dia à medida que reconstruímos o nosso roteiro de tecnologia de processo", continuou Tan. "Estou ansioso por me juntar à empresa e aproveitar o trabalho que toda a equipa da Intel tem vindo a desenvolver para posicionar os nossos negócios para o futuro."
Yeary acrescentou ainda: “Em nome do conselho de administração, gostaria de agradecer ao Dave e à Michelle pela sua liderança inabalável como co-CEOs interinos. A disciplina e o foco deles têm sido uma fonte de estabilidade, à medida que continuamos o trabalho necessário para melhorar a nossa execução, reconstruir a liderança em produtos, avançar na nossa estratégia de fundição e começar a recuperar a confiança dos investidores.”
Tan é um investidor em tecnologia de longa data e um executivo amplamente respeitado, com mais de 20 anos de experiência em semicondutores e software, além de relacionamentos profundos em todo o ecossistema da Intel. Anteriormente, foi CEO da Cadence Design Systems de 2009 a 2021, onde liderou uma reinvenção da empresa e conduziu uma transformação cultural focada na inovação centrada no cliente. Durante o seu mandato como CEO, a Cadence mais do que duplicou a sua receita, expandiu as margens operacionais e apresentou uma valorização do preço das ações superior a 3.200%.
Tan atuou como membro do conselho de administração da Cadence durante 19 anos, desde a sua nomeação em 2004 até ao seu serviço como Presidente Executivo de 2021 a 2023, após o seu mandato como CEO.
Ele também é sócio-gerente fundador da Walden Catalyst Ventures e presidente da Walden International. Tem experiência significativa em conselhos de administração de empresas públicas, atuando atualmente nos conselhos do Credo Technology Group e da Schneider Electric.
Tan é licenciado em Física pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, tem um mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e um MBA pela Universidade de São Francisco. Em 2022, recebeu o Prémio Robert N. Noyce, a maior distinção da Associação do Setor de Semicondutores.
Mais informações aqui.