Grupo Decathlon Apresenta a Sua Performance 2024

Press Release: Em 2024, a DECATHLON reforçou a sua missão de tornar o desporto acessível a todos, incentivando um estilo de vida mais saudável e ativo. Um ano após revelar a sua nova ambição e estratégia, bem como a sua identidade global de marca, a DECATHLON passou por uma transformação significativa, evoluindo para uma marca desportiva multi-especialista que inspira todos – desde iniciantes a atletas olímpicos e paralímpicos – a abraçar as maravilhas do desporto.

Esta transformação já está a acontecer: com 200 lojas inauguradas ou modernizadas, além de um portfólio de marcas otimizado para oferecer maior clareza e melhor atender os clientes. Até 2026, 90% da oferta de produtos da DECATHLON será reestruturada, garantindo uma abordagem ainda mais relevante e sustentável para o retalho desportivo.

PERFORMANCE ECONÓMICA - VENDAS DIGITAIS REPRESENTAM 20% DO TOTAL DE RECEITAS

O Grupo DECATHLON registou um crescimento de receitas em 2024, com um aumento de 5,2% face a 2023 a uma taxa de câmbio constante. Ajustadas para taxas de câmbio desfavoráveis, as receitas subiram 3,8%, alcançando 16,2 mil milhões de euros. As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais – incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a DECATHLON mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo.

Atuando em 79 territórios, a DECATHLON continua a sua expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Da mesma forma, na Alemanha, a DECATHLON planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das lojas já existentes, reforçando o seu compromisso com o crescimento e a inovação na sua rede global.

Um dos grandes destaques do ano foi a parceria da DECATHLON com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, consolidando o seu papel em tornar o desporto acessível a todos, numa escala global. A DECATHLON desenhou e fabricou os uniformes icónicos para os 45.000 voluntários. Esta colaboração também teve grande impacto junto do público, com 1,8 milhões de produtos licenciados vendidos ao longo de 2024, refletindo o forte entusiasmo dos consumidores pelos Jogos. Além disso, a DECATHLON registou um aumento de 10% no tráfego omnicanal das suas lojas em França durante os Jogos Olímpicos, e uma subida de 6,7% no período dos Jogos Paralímpicos.

Em 2024, a DECATHLON lançou a Decathlon Pulse, uma subsidiária 100% própria, concebida para explorar novas fronteiras e impulsionar um crescimento adicional a longo prazo através de investimentos estratégicos e parcerias, complementando um portfólio sólido que inclui empresas de elevado desempenho como a Bergfreunde e a Alltricks. Com a missão de investir e estabelecer parcerias com empresas e marcas inovadoras, a Decathlon Pulse acelera e lidera mudanças dentro do setor, reforçando os compromissos da DECATHLON com a inovação e a sustentabilidade. Desde o seu lançamento, a Decathlon Pulse tem dado prioridade à sustentabilidade, investindo em empresas como a Recyc’elit, a Rebike e ampliando o investimento na Unspun.

PERFORMANCE PLANETA - REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO

A sustentabilidade continua no centro das operações da DECATHLON, com avanços contínuos em direção aos seus compromissos ambientais. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa dissociou o crescimento das receitas das suas emissões absolutas de carbono, continuando a crescer enquanto reduz a sua pegada de carbono. Desde 2021, a DECATHLON reduziu as emissões de carbono em 13%, reforçando ainda mais a sua trajetória de descarbonização a longo prazo, alinhada com o Acordo de Paris e o padrão Net Zero.

Para acelerar esta transição, a DECATHLON está a fortalecer a colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento.

Em 2024:

  • 48,5% dos produtos vendidos foram desenvolvidos com uma abordagem de ecodesign (+10 pontos percentuais em relação a 2023).
  • 1,35 milhões de produtos em segunda mão foram vendidos.
  • 3 milhões de produtos foram reparados em 1.730 oficinas de reparação.
  • A DECATHLON consolidou ainda mais a sua posição de liderança nos serviços de aluguer, alcançando 50% de quota de mercado em Itália e Espanha.

Ao mesmo tempo, a DECATHLON reduziu significativamente o uso de embalagens plásticas descartáveis em 53,29%, passando de 2.646 toneladas para 1.236 toneladas.

PERFORMANCE PESSOAS - REFORÇO DO COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO

Com uma equipa global de mais de 101.100 colaboradores espalhados por 79 países, a DECATHLON continua a promover a diversidade, a inclusão e o crescimento profissional. Como a primeira marca desportiva a conseguir a globalmente reconhecida EDGE Certification, a empresa reafirma o seu compromisso com a equidade no local de trabalho e o equilíbrio de género.

Investir no desenvolvimento de competências, no bem-estar e no crescimento profissional continua a ser uma prioridade, fomentando uma cultura em que cada colaborador se sente capacitado para evoluir e adaptar-se num mundo em constante mudança. Em 2024, 89,1% dos colaboradores da DECATHLON expressaram orgulho em trabalhar para a empresa (+1,1 pontos percentuais), um reflexo do seu ambiente dinâmico e inclusivo.

Para além da sua força de trabalho, a DECATHLON está a ampliar o seu impacto positivo através da Fundação Decathlon, que expandiu significativamente o seu alcance em 2024. A Fundação, que celebrará 20 anos em 2025, apoiou 96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395.000 pessoas.

NÚMEROS RELEVANTES*

(31 de dezembro, 2024)

ECONOMIA

  • Receitas líquidas = 16,2 mil milhões de euros.
  • Resultado líquido = 787 milhões de euros.
  • Quota das vendas digitais (e-commerce, pedidos realizados em loja, marketplace externo) = 20%.
  • Presença global = 79 territórios.
  • Número de lojas = 1.817.
  • Número de produtos vendidos = 1,18 mil milhões.

PLANETA

  • Emissões absolutas de carbono = -2,8% (-13% desde 2021).
  • Percentagem de eletricidade consumida proveniente de fontes renováveis = 84,8%.
  • Número de produtos em segunda mão vendidos = 1,35 milhões.
  • Países com oferta de produtos em segunda mão = 39.
  • Número de oficinas de reparação = 1.730.
  • Percentagem das vendas geradas por produtos com abordagem de ecodesign = 48,5%.

PESSOAS

  • Número de colaboradores = 101.100.
  • Proporção mulheres/homens = 46,6% mulheres - 53,4% homens.
  • Nacionalidades = 87.
  • Percentagem de colaboradores orgulhosos de trabalhar na DECATHLON = 89,1%.
  • Número de colaboradores com ações no Grupo = 53.518.
  • Percentagem de colaboradores com ações no Grupo = 52,9%.
  • Número de novos projetos apoiados pela Fundação Decathlon = 96.
  • Número de pessoas beneficiadas pelos projetos apoiados pela Fundação Decathlon = 395.072.
  • Número de países com novos projetos apoiados pela Fundação Decathlon = 21.

*Os dados não financeiros estão a ser auditados e serão apresentados na Declaração de Informação Não Financeira da DECATHLON.

Mais informações aqui.