Estudante da U.Porto é Tricampeão Nacional Universitário de Corta-Mato

Press Release: Para além do título de João Amaro, a semana desportiva fica ainda marcada pela conquista de uma medalha inédita na Ginástica Rítmica.

João Amaro, estudante atleta da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), sagrou-se, este sábado, tricampeão nacional universitário de Corta-Mato, após conquistar a medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, disputado em Marvão.

Depois das vitórias em 2023 e em 2024, o também atleta do Sport Lisboa e Benfica volta assim a destacar-se com as cores da equipa de Atletismo da U.Porto na mais importante prova de Corta-Mato do desporto universitário nacional.

Considerado uma das grandes promessas do atletismo português para as provas de fundo e meio-fundo, João Amaro já tinha conquistado a medalha de prata na prova de 3000m do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Pista Coberta, em 2022. No mesmo ano, foi um dos dois estudantes atletas da U.Porto selecionados para representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato.

Para além de João Amaro, houve mais três estudantes da U.Porto no «top 10» deste CNU de Corta-Mato 2024/2025. Na prova feminina, Raquel Sampaio (FFUP) e Anita Alves (FADEUP) foram sexta e sétima classificadas, respetivamente. Já na competição masculina, há destacar o sétimo lugar de Rafael Lopes (FADEUP).

Ficaram ainda classificados: Nelson Barbosa (FADEUP), no 19.º lugar; André Pereira (FCUP), em 20.º; Beatriz Claro (FADEUP), em 22.º; José Fontes (FEUP), no 23.º; e Pedro Cruz (FEP), em 30.º.

A nível coletivo, a equipa da U.Porto, orientrada pelo treinador Pedro Guimarães, classificou-se em segundo lugar nesta edição do CNU, sendo apenas superada pela AAUMinho.

Medalha inédita na Ginástica Rítima

Ainda no sábado, a U.Porto disputou também a primeira edição CNU de Ginástica Rítmica, em Anadia. A estudante Joana Borges da FFUP conquistou a primeira medalha de sempre da U.Porto nesta modalidade, subindo ao terceiro lugar do pódio pela prova de Maças.

Nas provas de Bola e Arco, Sofia Amorim, estudante da FADEUP, alcançou o quinto lugar em ambas. Já na prova de Fitas, Joana Borges classificou-se na sexta posição.

A U.Porto volta a entrar em ação nos Campeonatos Nacionais Universitários, organizados pela Federação Académica do Desporto Universitário, já a partir desta segunda-feira, na competição de Basquetebol 3×3, a decorrer no Funchal, Madeira.

A representar a Universidade neste CNU de Basquetebol 3×3 2024/2025 estarão os/as  estudantes atletas: Tiago Pires (FCUP), Ricardo Teixeira (FADEUP), Diogo Ferreira (FMUP) e Ricardo Luís (ICBAS), na prova masculina; e Filipa Guimarães (FADEUP), Mariana Gonçalves (FMUP), Isabel Berenguer e Matilde Lages (ICBAS), na prova feminina.

Foto: CDUP-UP.

Mais informações aqui.