Press Release: Software permite criar fábricas até 25% mais produtivas.
A Bosch continua a apostar fortemente em software. O setor de negócios de Tecnologia Industrial da empresa está a seguir objetivos ambiciosos: até ao início da próxima década, pretende que as suas receitas de vendas provenientes de software e de serviços relacionados com software atinjam cerca de mil milhões de euros. “A Bosch é uma das maiores empresas de fabricação do mundo. Conhecemos as fábricas como a palma da nossa mão. Este know-how flui para o nosso desenvolvimento de software. As nossas soluções são feitas por utilizadores para utilizadores, uma vez que também usamos o nosso software nas nossas próprias fábricas,” afirma a Dra. Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, cujas responsabilidades incluem o setor de negócios de Tecnologia Industrial.
Este setor de negócios inclui a Bosch Rexroth, a Bosch Manufacturing Solutions e a Bosch Connected Industry. A Bosch possui a experiência e o conhecimento necessários para tornar a manufatura totalmente assistida por software uma realidade. As suas soluções de software para o nível de gestão de operações, como o NEXEED da Bosch Connected Industry, e para o nível de controlo, como o ctrlX AUTOMATION da Bosch Rexroth, integram-se perfeitamente. A Bosch Manufacturing Solutions também oferece otimização de processos baseada em IA para ambientes de produção existentes.
ctrlX AUTOMATION da Bosch Rexroth: o coração da automação das fábricas
O ctrlX AUTOMATION da Bosch Rexroth é um sistema de automação aberto para a automação de fábricas. Desde o seu lançamento há cinco anos, atraiu mais de 2.000 clientes. A rede de parceiros ctrlX WORLD, que conta com mais de 100 empresas, amplia a gama de soluções, incluindo software e hardware. O sistema operativo ctrlX OS está também a crescer e a tornar-se cada vez mais relevante. As interfaces e os padrões abertos permitem a integração de todos os tipos de tecnologias e parceiros de automação.
“À medida que o ritmo da digitalização acelera, são necessárias novas soluções que permitam que os sistemas estejam interligados e abertos em todas as direções. A cocriação e os ecossistemas abertos permitem que as empresas unam forças, desenvolvam inovações em conjunto e reajam muito mais rapidamente às mudanças do mercado”, afirma Thomas Fechner, membro do Conselho Executivo da Bosch Rexroth, responsável pelo negócio de automação de fábricas. Atualmente, a empresa oferece mais de 80 aplicações na sua loja ctrlX OS. Estas variam desde soluções de comunicação e IoT até aplicações inovadoras de visão e engenharia, todas validadas de acordo com as rigorosas diretrizes da Bosch Rexroth. Cerca de metade das aplicações são fornecidas por terceiros, o que reforça a abordagem de cocriação, cada vez mais predominante neste setor. O ctrlX AUTOMATION também pode ser ligado ao NEXEED.
NEXEED da Bosch Connected Industry: o cérebro da fábrica inteligente
O software da Bosch Connected Industry para a Indústria 4.0 controla o processo de produção e proporciona a transparência necessária para uma utilização eficiente das matérias-primas e outros recursos. Permite detetar e eliminar as causas de rejeições numa fase inicial, além de viabilizar a manutenção preditiva, a modernização e a otimização de máquinas e equipamentos.
O resultado são fábricas até 25% mais produtivas, um aumento de até 15% na disponibilidade das máquinas e uma redução dos custos de manutenção até 25%. Com o NEXEED, todos os responsáveis pela produção têm exatamente a informação de que necessitam. O sistema utiliza inteligência artificial para apoiar os operadores diretamente na máquina. No futuro, será possível utilizar uma aplicação para gravar verbalmente incidentes num posto de trabalho, consultar situações semelhantes e solicitar sugestões de solução. Entre os clientes internacionais do NEXEED estão a Sick e a Osram.
O NEXEED é também utilizado em cerca de 150 fábricas da Bosch. Graças às suas interfaces abertas, o software da Bosch pode ser integrado em plataformas industriais comuns e infraestruturas existentes. Além disso, os dados que gera podem ser utilizados noutras aplicações.
Bosch Semantic Stack: a chave para desbloquear todo o potencial dos dados
Uma dessas aplicações é o Bosch Semantic Stack. “As empresas têm um verdadeiro tesouro de dados, mas muito poucas sabem como utilizá-lo. Nós temos a chave para desbloquear o valor de todos esses dados”, afirma Norbert Jung, CEO da Bosch Connected Industry. O portfólio de software Bosch Semantic Stack cria uma camada semântica de dados que torna a informação dos produtos compreensível para humanos e máquinas ao longo de todo o seu ciclo de vida. Quando esses dados são atribuídos a um gémeo digital, resultam em informações consistentes e fiáveis, permitindo decisões empresariais bem fundamentadas. Em vez de simplesmente armazenar dados, o Bosch Semantic Stack explica o seu significado, eliminando a necessidade de sucessivas fases de preparação e integração de dados.
Utilizando a própria solução, a Bosch já criou mais de 400 milhões de gémeos digitais dos seus produtos em toda a empresa. Estes gémeos digitais permitem um uso mais fácil e seguro dos dados, inclusive além das fronteiras empresariais. A partir de 2027, a União Europeia exigirá que os fabricantes de baterias criem um passaporte digital para todas as baterias com uma capacidade igual ou superior a 2 quilowatt-hora. Este passaporte deverá incluir uma ampla gama de dados sobre o ciclo de vida da bateria, como a pegada de CO₂ da sua produção, dados de desempenho e, para efeitos de reciclagem, informações sobre os seus materiais constituintes. O Battery Passport, um módulo do Bosch Semantic Stack, cumpre estes requisitos legais ao utilizar gémeos digitais para criar automaticamente os passaportes necessários, garantindo total transparência dos dados ao longo de todo o ciclo de vida da bateria.
Fábrica modelo da Bosch Rexroth oferece uma visão da fábrica do futuro
Na fábrica modelo da Bosch Rexroth em Ulm, na Alemanha, a empresa demonstra como o software da Bosch torna as fábricas e os seus sistemas de controlo mais simples e eficientes. A Bosch utiliza cenários concretos de produção para apresentar o seu portfólio de tecnologia industrial de alto desempenho, incluindo intralogística e distribuição. O processo de fabrico exemplificado também ilustra como os ambientes de fábricas existentes podem ser transformados de forma segura e económica. A fábrica modelo dá vida a soluções para as indústrias automóvel, de baterias, bens de consumo e semicondutores. Os utilizadores podem adaptar de forma flexível a sua produção à procura variável e produzir economicamente diferentes versões ou até mesmo lotes muito pequenos. Com os seus padrões abertos, o software da Bosch gere a comunicação tanto entre as máquinas e sistemas, como com sistemas superiores, garantindo trocas de informação contínuas e a orquestração completa das operações de fabrico.
Desde a abertura desta fábrica modelo em 2021, cerca de 8.400 visitantes aprenderam sobre temas como sustentabilidade na automação de fábricas, fluxos de materiais flexíveis e os benefícios da arquitetura modular de software.
Mais informações aqui.