Vítor Cardoso Recebeu o Prémio Universidade de Lisboa 2023

Press Release: A cerimónia decorreu no dia 3 de fevereiro de 2025, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

A Universidade de Lisboa distinguiu, com o Prémio Universidade de Lisboa 2023, o Professor Vítor Cardoso, reconhecendo o seu extraordinário contributo para o desenvolvimento da física teórica e para o progresso da ciência a nível global.

O Prémio Universidade de Lisboa, instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, distingue anualmente personalidades de relevo que contribuem significativamente para o avanço da ciência e da cultura, projetando internacionalmente o nome de Portugal. O júri do prémio sublinhou a relevância do trabalho de Vítor Cardoso, de elevada projeção internacional, que transcende as fronteiras da Academia, destacando-se como um exemplo inspirador de inovação, liderança e dedicação ao conhecimento científico, motivando e influenciando as futuras gerações de cientistas.

Vítor Cardoso, Professor Catedrático e Professor Distinto no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, é também Professor Catedrático no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga, uma das instituições mais prestigiadas do mundo. No Niels Bohr Institute, Vítor Cardoso ocupa o cargo de Villum Investigator, funções que sublinham a sua destacada posição no panorama científico internacional e que o posicionam como um dos grandes cientistas do nosso tempo na área da relatividade e da gravitação. Com um percurso marcado pela inovação e liderança científica, Vítor Cardoso criou, em 2022, o Center of Gravity, um centro de excelência na Dinamarca, com um financiamento de oito milhões de euros, dedicado à investigação sobre buracos negros e gravidade quântica.

A cerimónia de entrega do prémio contou com a participação de Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, Paulo Macedo, da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, e Francisco Lobo, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que destacaram a importância do contributo de Vítor Cardoso para o avanço da ciência e a projeção internacional da investigação portuguesa.

Mais informações aqui.