Soluções ESS da Huawei Obtêm a Certificação de Segurança de Mais Alto Nível da TÜV Rheinland

Press Release: A Huawei Digital Power, unidade de negócios da Huawei focada em soluções para geração e armazenamento de energia fotovoltaica, tornou-se a primeira empresa do mundo a obter a certificação de segurança de nível mais alto para sistemas de armazenamento de energia (ESS), concedida pela TÜV Rheinland, uma instituição alemã líder global em sistemas de padronização e testes. A cerimónia aconteceu no final de dezembro, em Shenzhen, China, e contou com as presenças de representantes das duas organizações.

As soluções LUNA2000-4472 e LUNA2000-215 foram reconhecidas pela TÜV Rheinland com o certificado de nível Prime, o mais alto da classificação de segurança ESS. Este reconhecimento destaca a capacidade da Huawei de definir a segurança no setor, garantindo proteção intrínseca em operações críticas de armazenamento de energia.

Para Weichun Li, vice-presidente de Eletrónica de Potência Global e gerente geral de Produtos Solares e Comerciais da China na TÜV Rheinland, a conquista da Huawei Digital Power representa um marco significativo para a indústria de energia em todo o mundo. "Ao melhorar continuamente as tecnologias de segurança, ajudamos a indústria a crescer de forma sustentável. A parceria com empresas líderes como a Huawei nos permite estabelecer padrões que promovem um desenvolvimento de alta qualidade no setor", destacou.

A TÜV Rheinland estabeleceu uma classificação de segurança composta por três níveis, que avaliam desde o cumprimento de normas básicas até a capacidade de evitar falhas catastróficas:

  • Nível 1 (Básico): cumprimento de normas mínimas para entrada no mercado;
  • Nível 2 (Plus): proteção aprimorada contra falhas térmicas e ambientais;
  • Nível 3 (Prime): evita a propagação de falhas térmicas, mesmo em cenários extremos, assegurando a integridade do sistema e a segurança de operadores e do ambiente.

Steven Zhou, presidente da Linha de Produtos Smart PV & ESS da Huawei Digital Power, ressaltou a conquista tecnológica como um passo a mais na transição energética. "Com o crescimento acelerado do setor de armazenamento de energia, padrões tradicionais não são mais suficientes para garantir um desenvolvimento sustentável. A certificação Prime reflete a liderança da Huawei em segurança, um fator essencial para o futuro das soluções de energia limpa", analisou.

"Receber este certificado é uma honra e uma responsabilidade", continuou. "A Huawei está comprometida em atingir zero incêndios, zero explosões e zero propagação de falhas. Investimos continuamente em segurança intrínseca para liderar o desenvolvimento sustentável da indústria de armazenamento de energia", enfatizou.

Com essa conquista, a Huawei Digital Power reforça sua posição como líder em soluções de energia seguras, eficientes e confiáveis, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia de zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 26 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Mais informação aqui.