Jorge Nuno Pinto da Costa: O Presidente que Transformou o FC Porto

Jorge Nuno Pinto da Costa – A Lenda do Futebol Clube do Porto.

Infância e Formação

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa nasceu a 28 de dezembro de 1937, na freguesia de Cedofeita, no Porto. Filho de José Alexandrino Teixeira da Costa e Maria Elisa Bessa de Lima Amorim Pinto, cresceu num ambiente de classe média, com forte ligação à cidade do Porto e aos valores tradicionais da região.

Desde jovem, demonstrou um profundo interesse pelo desporto, acompanhando o FC Porto desde a infância. Estudou no Colégio Almeida Garrett e mais tarde na Universidade do Porto, onde cursou História, embora não tenha concluído a licenciatura.

Início no FC Porto

A sua relação com o Futebol Clube do Porto começou oficialmente em 1962, quando ingressou na estrutura do clube como vogal da secção de hóquei em patins. Demonstrando um talento excecional para a gestão desportiva, rapidamente subiu na hierarquia, assumindo responsabilidades em diversas modalidades.

Em 1976, tornou-se diretor do departamento de futebol, num período em que o clube enfrentava grandes dificuldades para competir com os rivais de Lisboa. Foi nessa posição que se começou a destacar como um dirigente de visão estratégica e ambição sem limites.

A Presidência do FC Porto

Em 1982, com o FC Porto a necessitar de uma liderança forte, Jorge Nuno Pinto da Costa candidatou-se à presidência do clube e venceu as eleições. Tomou posse a 17 de abril de 1982, iniciando uma era de sucesso sem precedentes.

Conquistas e Glórias

Nos seus 42 anos de presidência (1982-2024), Pinto da Costa transformou o FC Porto num dos clubes mais prestigiados do mundo.

Sob a sua liderança, o clube conquistou 69 títulos, entre os quais:

  • 2 Ligas dos Campeões da UEFA (1987, 2004)
  • 2 Taças Intercontinentais (1987, 2004)
  • 1 Supertaça Europeia (1987)
  • 23 Campeonatos Nacionais
  • 15 Taças de Portugal
  • 23 Supertaças Cândido de Oliveira
  • 2 Ligas Europa da UEFA (2003, 2011)

Graças à sua gestão inovadora e à aposta em treinadores e jogadores de alto nível, o FC Porto tornou-se um clube reconhecido mundialmente, rivalizando com os maiores colossos do futebol europeu.

Grandes Nomes e Treinadores

Ao longo dos anos, Pinto da Costa revelou talentos e apostou em treinadores que marcariam a história do futebol, como:

  • José Mourinho, que levou o clube à glória europeia em 2004
  • André Villas-Boas, vencedor da Liga Europa em 2011
  • Artur Jorge, que conquistou a primeira Liga dos Campeões em 1987
  • Jesualdo Ferreira, que venceu três campeonatos seguidos
  • Sérgio Conceição, um dos treinadores mais titulados da história do clube

No que toca a jogadores, sob a sua presidência, passaram pelo Dragão estrelas como Deco, Ricardo Carvalho, Falcao, Hulk, João Pinto, Madjer, Vítor Baía, Jardel, Pepe e Otávio.

Revolução Financeira e Infraestrutural

Além dos títulos, Pinto da Costa foi responsável por uma verdadeira revolução financeira e estrutural no FC Porto. Construiu um modelo de gestão assente na valorização e venda de jogadores, tornando o clube num dos mais rentáveis da Europa.

Também liderou projetos como:

  • Construção do Estádio do Dragão (inaugurado em 2003)
  • Modernização do Centro de Treinos do Olival
  • Expansão do FC Porto para modalidades como o basquetebol, hóquei em patins e andebol

Momentos de Controvérsia

Apesar do sucesso, a sua presidência também foi marcada por polémicas, especialmente relacionadas com o "Apito Dourado", um caso judicial que investigava alegada corrupção no futebol português. Embora tenha sido implicado, nunca foi condenado, mantendo sempre a sua inocência e desvalorizando as acusações.

Fim da Presidência e Últimos Anos

Em maio de 2024, após mais de quatro décadas no comando do FC Porto, perdeu as eleições presidenciais para André Villas-Boas, encerrando um ciclo histórico no clube. Apesar da derrota, Pinto da Costa continuou a ser uma figura respeitada e admirada pelos adeptos.

Já com problemas de saúde, em especial um diagnóstico de cancro da próstata em 2021, começou a afastar-se da vida pública.

Faleceu a 15 de fevereiro de 2025, aos 87 anos, deixando um legado imortal no futebol português e mundial.

Legado e Reconhecimento

Jorge Nuno Pinto da Costa é considerado o presidente mais vitorioso da história do futebol mundial e um dos dirigentes mais influentes de sempre.

Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeras distinções, entre as quais:

  • Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
  • Medalha de Ouro da Cidade do Porto
  • Reconhecimento da FIFA e UEFA pelo contributo ao futebol europeu

A sua visão, paixão e liderança transformaram o FC Porto num gigante do futebol, tornando-o um dos clubes mais respeitados e temidos no mundo.

Para mais informações clica aqui.