IKEA Reforça Compromisso Com Acessibilidade Digital Para Um Retalho Mais Inclusivo

A IKEA revelou uma nova visão para a acessibilidade digital e inclusão, reforçando o seu compromisso em criar experiências digitais intuitivas, inclusivas e acessíveis para todos. Clientes e colaboradores irão beneficiar de melhorias nas soluções digitais da empresa, garantindo interações online mais acessíveis e fáceis de utilizar.

Ao eliminar barreiras nos seus serviços digitais, a IKEA pretende envolver um público mais vasto, incluindo clientes e colaboradores com deficiência. Entre as iniciativas destacam-se o apoio aos países na implementação de tecnologia para interpretação em língua gestual, a criação de uma biblioteca com tecnologia assistiva e a disponibilização de informações para facilitar acomodações de trabalho para colaboradores com deficiência.

Outra inovação inclui uma parceria com a loja da IKEA em Vantaa, na Finlândia, para testar uma ferramenta de navegação ao vivo que auxilia clientes cegos ou com baixa visão. Este recurso também pode apoiar clientes que não falam o idioma local, fornecendo direções em mais de 30 línguas.

Além disso, a IKEA está a investir num sistema automatizado para reforçar a monitorização da acessibilidade digital em toda a empresa. Esta nova ferramenta complementará as diretrizes e modelos de autoavaliação já utilizados pelas equipas de produto, garantindo melhorias mais consistentes e abrangentes.

A acessibilidade digital é um pilar fundamental do compromisso da IKEA com a inclusão, assegurando conformidade com padrões globais e elevando a fasquia no retalho acessível. A empresa já implementou um modelo operacional que integra a acessibilidade digital em todas as suas práticas internas.

Construção de Equipas para a Inclusão

Para promover a acessibilidade em todos os pontos de contacto digitais, em 2021, a IKEA criou o Centro de Especialização em Design Inclusivo, Equidade e Acessibilidade Digital (Digital IDEA CoE). Este centro define diretrizes e disponibiliza ferramentas que permitem às equipas de produto desenvolver soluções digitais mais acessíveis, melhorando a navegação, descrições de imagens e produtos, pesquisas com pessoas com deficiência e compatibilidade com tecnologias assistivas.

"Tornar as equipas diversificadas resulta em produtos mais inclusivos, mas a verdadeira mudança acontece quando a acessibilidade é integrada nas políticas, processos e formas de trabalhar", afirma Tie Wang-Jones, Diretora Global de Design Inclusivo e Acessibilidade na IKEA Retail (Ingka Group). O centro reúne especialistas de várias áreas, priorizando pessoas com deficiência e neurodiversidade para liderar o processo e corrigir desigualdades históricas.

Investigação e Inovação para Impulsionar a Inclusão

A IKEA segue padrões globais como as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), mas está empenhada em ir além dessas diretrizes para melhorar continuamente a acessibilidade digital.

A investigação é um pilar fundamental do Digital IDEA CoE, garantindo que as melhorias implementadas são baseadas em evidências. Nos últimos dois anos, a IKEA realizou cerca de 20 estudos, tanto online como nas lojas, para recolher insights e recomendações que melhorem a experiência de compra para clientes com deficiência.

A empresa também tem parcerias com universidades e instituições, como a Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft) e o Medieinstitutet Malmö, para explorar novas abordagens para a inclusão digital. Um dos focos tem sido fornecer informações mais acessíveis sobre os produtos e a sua localização dentro das lojas, ajudando clientes com deficiência a planearem melhor as suas compras.

Construção de uma Base Sólida para o Futuro

Parte essencial da jornada de inclusão digital da IKEA é capacitar os seus colaboradores para desenvolver experiências digitais acessíveis e centradas no ser humano. Para integrar a acessibilidade no ADN da empresa, a IKEA investe em certificações, formações internas e programas de qualificação para as suas equipas. O sistema de design IKEA Skapa já incorpora padrões de acessibilidade por defeito, garantindo que os componentes digitais são consistentes e inclusivos desde a sua conceção.

Além disso, através de colaborações com organizações sem fins lucrativos como o European Disability Forum e o Business Disability Forum, a IKEA pretende assumir um papel de liderança na inclusão digital no setor do retalho. Ao trabalhar com grupos de defesa de direitos e especialistas da indústria, a IKEA reforça o seu compromisso em criar mudanças duradouras em todos os seus espaços digitais.

Sobre o Ingka Group

Com operações de retalho da IKEA em 31 mercados, o Ingka Group é o maior retalhista IKEA, representando cerca de 90% das vendas globais da marca. O grupo atua como parceiro estratégico para desenvolver e inovar o negócio IKEA, ajudando a definir estratégias comuns. O Ingka Group gere e opera canais de vendas IKEA sob contratos de franchising com a Inter IKEA Systems B.V. e tem três áreas de negócio principais: IKEA Retail, Ingka Investments e Ingka Centres.

Mais informações em aqui.