De acordo com uma notícia do Expresso, o Festival Sudoeste, um dos maiores e mais emblemáticos eventos de música em Portugal, não se irá realizar em 2025. A edição deste ano, que habitualmente acontece desde 1997 na Zambujeira do Mar, foi cancelada pela organização, a Música no Coração. A decisão foi comunicada nas redes sociais, onde a organização afirmou que fará uma pausa para preparar "um novo capítulo". "O futuro está à nossa frente e prometemos que vai valer a pena", pode ler-se na mensagem publicada.
Em 2023, o festival já tinha enfrentado dificuldades, incluindo a perda do patrocinador MEO, que esteve associado ao evento durante 18 anos. Apesar disso, a edição de 2023 ainda se realizou, mas o impacto da perda de patrocínios e a falta de um apoio financeiro significativo parece ter levado à suspensão da edição de 2025, com a promessa de um regresso mais forte no futuro.
Além do Sudoeste, a Música no Coração também passou por mudanças em outros eventos. Em 2024, Luís Montez perdeu a organização do Super Bock Super Rock, um festival que recentemente aconteceu no Meco e que se mantém ausente do calendário deste ano. O Super Bock em Stock, festival realizado em Lisboa, também não ocorreu em 2023, após ter sido patrocinado pela mesma marca de cerveja.
Embora o festival Sudoeste faça uma pausa em 2025, a Música no Coração continua a manter no seu portefólio outros festivais, como o Sumol Summer Fest, o Jardins do Marquês e o Caixa Alfama, todos com os seus cartazes confirmados para este ano.
Com a pausa do Sudoeste em 2025, a expectativa é grande para o futuro do evento, que promete um "novo capítulo" nos próximos anos. Os fãs do festival terão de aguardar por novidades, mas a promessa de um regresso renovado mantém acesa a esperança de um evento ainda mais ambicioso na Zambujeira do Mar.
Mais informações aqui.