Parceria impulsiona operações e infraestrutura para a Mobilidade Aérea Avançada no Brasil.
A Eve Air Mobility (NYSE: EVEX; EVEXW) anunciou uma nova colaboração com a PRS Aeroportos – consórcio entre a Pax Aeroportos SA, concessionária do Aeroporto Campo de Marte, e a operadora de vertiportos UrbanV SpA – e a VertiMob Infrastructure Ltda. O objetivo desta parceria é participar no sandbox regulatório organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), um marco importante para a definição de regras operacionais para aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOLs).
O projeto terá a duração de 24 meses e permitirá que as empresas desenvolvam soluções inovadoras para vertiportos, abordando regulamentações essenciais, como capacidade da infraestrutura, sistemas de combate a incêndios, requisitos de ruído das aeronaves e medidas de controlo de acesso. A colaboração também analisará disposições para aterragem e descolagem, trajetórias de aproximação e saída, e estruturas de manutenção e apoio.
Eve impulsiona inovação na Mobilidade Aérea Avançada
A Eve, enquanto fabricante de eVTOLs, irá contribuir com a sua experiência no desenvolvimento das características e requisitos de desempenho das aeronaves. Além disso, a empresa irá partilhar boas práticas operacionais, com base no seu vasto conhecimento em tecnologia aeroespacial, incluindo procedimentos-padrão e verificações pré-voo.
“Desde o início, a visão da Eve sempre foi mais ampla do que apenas a aeronave. Estamos profundamente comprometidos com a construção e integração do setor de Mobilidade Aérea Avançada”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve. “A nossa participação no sandbox regulatório da ANAC demonstra esse compromisso. Trabalhar com os operadores de infraestrutura permite-nos abordar todos os aspetos da indústria AAM, desde a infraestrutura dos vertiportos até às operações dos eVTOLs, em conformidade com as normas e expectativas das agências reguladoras globais.”
Recentemente, a ANAC publicou os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL da Eve, um passo essencial para a certificação do modelo. A Eve continua a trabalhar em estreita colaboração com a agência para obter o Certificado de Tipo (TC) e validar a certificação junto da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
Preparação para um mercado global
A Eve tem realizado estudos de Conceito de Operações (CONOPs) em várias cidades do mundo, como Rio de Janeiro, Chicago e Londres. Estes estudos analisam as necessidades operacionais dos eVTOLs, as experiências dos utilizadores e os serviços e apoios necessários. O objetivo é reunir todos os intervenientes do setor para desenvolver as melhores soluções para a indústria.
Para mais informações sobre a Eve e as suas iniciativas, visita www.eveairmobility.com.
Mais detalhes aqui.