EDP Assina Acordo de Compra de Energia com a Amazon no Japão

Acordo de longo prazo está ligado ao projeto solar da empresa em Fukushima e reforça o papel da EDP na descarbonização de grandes empresas tecnológicas.

A EDP Renováveis APAC assinou um Acordo de Compra de Energia (PPA) de 20 anos com a Amazon, consolidando a sua posição como parceira estratégica na transição energética de grandes multinacionais. O contrato está associado ao projeto solar de 44MWp (35MWac) da EDP, localizado em Fukushima, no Japão.

O projeto prevê a instalação de 63.000 painéis solares, com uma produção anual estimada de mais de 48 GWh de energia, o que permitirá evitar a emissão de 20.500 toneladas métricas de CO₂. A central solar deverá entrar em operação no terceiro trimestre de 2025.

EDP e Amazon reforçam parceria na transição energética

O novo acordo marca a segunda parceria entre a EDP e a Amazon na região da Ásia-Pacífico. O primeiro contrato foi assinado em 2021, em Singapura, demonstrando o compromisso da empresa energética em apoiar a gigante tecnológica no cumprimento dos seus objetivos de sustentabilidade.

"Na EDP, acreditamos no poder transformador da colaboração para acelerar a transição energética global. Este acordo com a Amazon não só reforça o nosso compromisso com soluções de energia renovável, como impulsiona a inovação e fortalece a resiliência. O projeto no Japão é um reflexo da visão da EDP de expandir o acesso à energia limpa e apoiar empresas e regiões no combate às alterações climáticas", afirmou Vera Pinto Pereira, membro do Conselho de Administração da EDP.

Além de fortalecer a parceria com a Amazon, este contrato está alinhado com os objetivos estratégicos da EDP no Japão, reforçando o compromisso da empresa em impulsionar a transição energética e fomentar o crescimento sustentável na região.

Com este acordo, a EDP dá mais um passo na sua estratégia global para a descarbonização da economia, consolidando-se como uma referência na produção de energia limpa e no apoio a empresas que procuram reduzir a sua pegada de carbono.

Para obteres mais detalhes, clica aqui.