A Cisco anunciou uma ampliação da sua parceria com a NVIDIA com o objetivo de fornecer soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial (IA) para empresas. Com o crescente reconhecimento de que a Inteligência Artificial é essencial para o crescimento, mas que muitas organizações ainda estão no início de sua adoção devido às complexidades técnicas e exigências de segurança na operação de data centers preparados para IA, a parceria visa proporcionar flexibilidade e opções às empresas. O objetivo é atender à demanda crescente por soluções de conectividade de alta performance, baixa latência e eficiência energética para as cargas de trabalho de IA dentro e entre data centers, nuvens e usuários.
A nova colaboração entre as duas empresas visa otimizar os investimentos das empresas em infraestrutura de IA com uma arquitetura comum, permitindo que utilizem as ferramentas e processos de gestão existentes para redes, tanto na parte frontal quanto na parte traseira das redes. O projeto também foca em simplificar o processo de implantação e operações, melhorando o desempenho das cargas de trabalho e a visibilidade geral.
O NVIDIA Spectrum-X, uma plataforma de rede Ethernet otimizada para IA, baseada na tecnologia das empresas, será a base para muitas cargas de trabalho de IA nas empresas. Essa parceria fortalece a interoperabilidade entre as arquiteturas de rede de ambas as empresas e prioriza a entrega de soluções integradas, o que permite que os clientes aproveitem melhor suas infraestruturas já existentes.
O CEO da Cisco, Chuck Robbins, destacou a pressão crescente para que as empresas implementem a IA de maneira eficaz e rápida. Segundo Robbins, a parceria com a NVIDIA visa remover barreiras e ajudar as organizações a desbloquear o verdadeiro potencial da IA, maximizando os investimentos em infraestrutura. Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que a IA, em evolução rápida, irá revolucionar todos os setores, e a colaboração com a Cisco será essencial para apoiar as empresas na transformação com a IA.
Além disso, a Cisco e a NVIDIA trabalharão juntas para desenvolver soluções de rede Ethernet de alto desempenho para IA, incluindo switches de data center baseados na plataforma Spectrum-X da NVIDIA e na arquitetura da Cisco. A Cisco também colaborará na criação de arquiteturas de referência para soluções de IA no cloud computing e no data center empresarial, validando um modelo de ecossistema aberto para oferecer mais opções aos clientes.
Com a evolução da parceria, as empresas também buscam resolver desafios significativos, como o gerenciamento de congestionamento e balanceamento de carga, para que os clientes possam escalar e proteger suas implantações de IA.
A Cisco também se comprometeu a atualizar seus switches para que sejam compatíveis com a plataforma Spectrum-X da NVIDIA, com essas atualizações previstas para o meio de 2025, incluindo produtos Cisco Nexus e Cisco UCS. Já os novos switches Cisco Spectrum serão anunciados em uma data posterior.
A parceria expandida visa acelerar a adoção de IA e melhorar a eficiência das operações em todos os níveis das empresas, criando um ecossistema robusto para suportar a adoção de IA de ponta a ponta.
Para mais detalhes clica aqui.