A Airbus foi premiada com o contrato Oberon pelo Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) para projetar e construir dois satélites com Radar de Abertura Sintética (SAR), capazes de fornecer capacidades de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) em qualquer condição climática, de dia ou de noite, a partir do espaço.
Os dois satélites Oberon serão equipados com SAR de ultra-alta resolução, proporcionando à MOD do Reino Unido maior liberdade de ação e ampliando a capacidade operacional das forças de defesa britânicas e dos seus aliados.
Ben Bridge, presidente da Airbus Defence and Space no Reino Unido, comentou: “Os satélites Oberon proporcionarão ao Reino Unido uma capacidade soberana essencial e aumentarão significativamente a sua autonomia em termos de vigilância espacial e inteligência. A Airbus no Reino Unido tem mais de 45 anos de experiência no design e construção de satélites radar de alta resolução e, uma vez em órbita, estas naves espaciais terão um papel vital na segurança das nossas Forças Armadas em todo o mundo.”
Maria Eagle, Ministra da Aquisição de Defesa e Indústria, destacou: “O contrato para os satélites Oberon demonstra o compromisso do Reino Unido em fortalecer uma das economias espaciais mais inovadoras e atraentes do mundo, mantendo a nossa vantagem competitiva em ciência e tecnologia espacial. O Oberon não só apoiará o pessoal das Forças Armadas em operações globais, mas também ajudará a criar empregos altamente qualificados, contribuindo para a missão de crescimento do governo.”
A Airbus colaborou com pequenas e médias empresas (PMEs) no Reino Unido para incorporar novas tecnologias inovadoras nos satélites de 400 kg. As antenas dos satélites serão fornecidas pela Oxford Space Systems, que desenvolveu estruturas em fibra de carbono que se dobram em volumes reduzidos para lançamento, mas se expandem para a forma final assim que entram em órbita. O design “wrapped rib” será utilizado para transmitir e receber os pulsos radar que mapeiam a superfície da Terra.
Os satélites serão projetados, construídos e testados nas instalações espaciais da Airbus em Stevenage e Portsmouth, assegurando a criação de vários postos de trabalho de elevado valor. O segmento de suporte de satélites e as capacidades de inteligência geoespacial serão desenvolvidos nas instalações da Airbus em Guildford, Newcastle, Newport e Chippenham. O sistema deverá ser lançado em 2027 e contribuirá para a superioridade informativa e de decisão do Reino Unido.
Paul Russell, líder da equipa espacial no departamento de aquisições do MOD, a Defence Equipment and Support (DE&S), afirmou: “Este foi um esforço excelente da equipa da DE&S, Space Command, do Defence Science and Technology Laboratory, bem como da indústria. Com a atribuição do contrato Oberon, vamos fornecer a próxima geração de capacidades revolucionárias para o UK Space Command, oferecendo ao Reino Unido uma tecnologia líder em radar de abertura sintética espacial, enquanto ajudamos a manter a segurança e a prosperidade da nossa nação.”
Como a maior empresa espacial do Reino Unido, a Airbus tem uma contribuição significativa na entrega da Estratégia Espacial Nacional, ao mesmo tempo que apoia as PMEs britânicas através das suas cadeias de fornecimento. Os elementos principais da missão do Oberon (carga útil, sistemas espaciais e de solo) serão projetados, construídos e operados no Reino Unido, assim como a entrega de antenas, receptores, instalações de AIT (Associação, Integração e Testes), software de processamento de dados de imagem e sensores.
Para mais informações e detalhes, clica aqui.