Xmobots Viaja Pelo Brasil Para Apresentar o Nauru 500C ISR

Press Release: Aeronave remotamente pilotada atende missões de alto valor tático em Defesa e Segurança e se destaca pela versatilidade de missões.

Para democratizar o acesso à tecnologia, o time de Ensaio de Voo e o setor Comercial da Xmobots está viajando pelo Brasil para apresentar o Nauru 500C ISR às instituições privadas e de segurança pública. Recentemente, a equipe responsável pelas demonstrações esteve em uma região litorânea estratégica.

“Nós falamos com Polícias, Forças Armadas e órgãos ambientais. Essa demonstração também pode ser chamada de prova de conceito, onde são realizados diversos voos para testar as capacidades da aeronave e entender se está de acordo com aquilo que o cliente precisa”, destaca o consultor técnico de Defesa e Segurança da Xmobots, Pedro Morais.

Através do contato direto com interessados nessa tecnologia, a Xmobots permite que o sistema Nauru 500C ISR seja conhecido em todas as suas funcionalidades ao demonstrar, in loco, um voo da aeronave, que inclui o patrulhamento em tempo real com o Gimbal, proporcionando imagens em RGB e termal.

Esse acompanhamento é feito diretamente da base móvel, também conhecida como Shelter, que facilita o transporte do sistema e a segurança dos pilotos.

“Hoje, o Nauru 500C ISR já está empregado em diversos órgãos do governo e até organizações militares. Ele vem ganhando bastante representatividade no país. Por quê? Estamos tirando vidas humanas de campo e colocando uma aeronave remotamente pilotada. Ou seja, estamos guardando a vida de um agente ou de um militar, e oferecendo mais segurança para o cidadão”, reforça Morais.

O representante da companhia ainda complementa ao enfatizar o lado econômico do negócio: “Hoje, você consegue, em algumas missões, substituir um helicóptero. Não estamos apenas falando de vidas, mas também de dinheiro público. Um helicóptero esquilo, por exemplo, tem um consumo de cinco a 10 mil reais por hora de voo, enquanto um drone asa fixa como Nauru consome menos de 500 reais a hora de voo”.

Versatilidade para atender multimissões

O sistema Nauru 500C ISR tem a capacidade de atender diversas missões, como patrulhamento de fronteiras, fiscalização de patrimônios públicos e privados, monitoramento de incêndios em local de vegetação e rodovias, e inspeção de portos e área marítima.

A Marinha do Brasil recebeu, recentemente, o Nauru 500C ISR, que será empregado em operações de buscas e salvamentos em alto mar.

A aeronave também já é utilizada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa para atuar no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Para atender uma demonstração em uma região de litoral do Brasil, a equipe responsável pela apresentação precisou se adaptar a um cenário mais restrito, como revela o piloto de RPA Classe 1 da Xmobots, Gerson Azinari: “Nesse ambiente que é um pouco mais desafiador, que são voos sobre o mar, a gente precisa se atentar com as condições climáticas. Os ventos em áreas litorâneas são mais desafiadores, então precisamos ser mais cautelosos”.

“O Nauru, por sua dimensão e pelas capacidades que tem, está mais próximo de ser uma aeronave do que um drone multirotor, então ele acaba herdando, automaticamente, alguns procedimentos de checklist. E a demonstração serve para validar todas as capacidades e mostrar a decolagem e pouso em ambientes desafiadores”, acrescentou Gerson.

Tecnologia disruptiva

A Xmobots, 6ª maior empresa de drones do mundo, é referência em engenharia robótica e inteligência artificial.

E o Nauru 500C ISR, aeronave remotamente pilotada, é a resposta da companhia líder absoluta de mercado dentro de segmento na América Latina para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento.

O investimento nas áreas de defesa e segurança é um passo imprescindível para qualquer órgão público e empresas privadas para preservar seu patrimônio e garantir o conforto e a tranquilidade dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

Com a primeira versão lançada em 2012, o Nauru 500C ISR logo se estabeleceu como um verdadeiro colecionador de “primeiros lugares”.

Isso porque esse drone, uma tecnologia 100% nacional, foi o primeiro RPA a sobrevoar a Amazônia, o primeiro drone com tecnologia brasileira a receber um Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da ANAC, o primeiro drone Vertical Take-Off and Landing (VTOL) desenvolvido no Brasil, e o primeiro drone e único drone da categoria com certificação da ANAC para operações noturnas de até 60km de distância.

O que torna o Nauru 500C ISR o melhor sistema disponível no mercado?

São várias características que tornam o Nauru 500C ISR um sistema completo para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento que rompem com as barreiras da inovação.

Dentre eles, destacam-se:

  • Operação: controle automático e manual com um único operador;
  • Autonomia: quatro horas de voo (combustão + bateria);
  • Teto de voo: acima de 400ft (120 metros em relação ao solo);
  • Alcance de comunicação: entre 30km e 60km* em voos BVLOS (Beyond Visual Line-Of-Sight);
  • Velocidade: até 90km/h;
  • Tecnologia VTOL: decolagem e pouso verticais, e acesso em áreas restritas;
  • Gimbal SIS132B: transmissão de imagens em tempo real (RGB + termal);
  • Sensores avançados: detecção de terreno e obstáculos*.

*Funcionalidades opcionais

Autorização inédita para voo noturno

O Nauru 500C ISR tem autorização da ANAC para realizar missões no período noturno. Essa liberação inédita da agência reguladora permite, portanto, o patrulhamento em um momento considerado crítico para ações criminosas como ocorrências de invasões, furtos e roubos.

“Estamos à frente dessa certificação, sendo a primeira empresa a obter a aprovação para esse projeto. Isso mostra o nosso compromisso com o mercado e em estar sempre atualizado com relação às principais tecnologias existentes. Continuaremos a expandir o escopo operacional das nossas tecnologias para missões cada vez mais importantes”, ressaltou o fundador e CEO, Giovani Amianti, à época.

Sua missão em qualquer lugar

O sistema Nauru 500C ISR completo pode ser adquirido com base móvel, estação de controle terreste como contêiner (GSC – Ground Control Station) e até mesmo com uma van adaptada.

Nessas opções, a Xmobots oferece telas multifuncionais de 21,5” touchscreen, que acompanham os dados da aeronave, o mapa da missão e a imagem dos sensores para coordenação da missão.

Para conforto dos operadores, poltronas ergonômicas são instaladas na plataforma estabelecida. O sistema Nauru 500C ISR ainda disponibiliza teclado e trackball robustecidos, e joystick e manche para controle dos parâmetros sensoreados durante a missão.

A base móvel, também conhecida como Shelter, pode ser rebocada por veículos utilitários como caminhonetes, facilitando, assim, o acesso a rodovias e estradas de terra.

Essa estrutura conta com recursos modernos, como acesso por digital, climatização de ambiente, e sistema elétrico de emergência.

Inteligência Artificial

O sistema Nauru 500C ISR compreende também inteligência artificial, voo sigiloso, e decolagem e pouso em ambientes hostis.

A inteligência artificial embarcada tem capacidade de reconhecer veículos e pessoas tanto no período diurno e noturno.

Voo sigiloso

O sucesso de qualquer missão de defesa e segurança depende de um bom planejamento tático e sigilo. Pensando nisso, a Xmobots desenvolveu uma pintura de baixa detectabilidade visual para o do Nauru 500C ISR, além de proporcionar um sistema de propulsão de baixa audibilidade.

Decolagem e pouso em ambientes hostis

Por conta da tecnologia VTOL, o Nauru 500C ISR mostra uma grande versatilidade para acessar áreas restritas e de difícil acesso, como regiões de mata, zona urbana (cidades e rodovias) e rios, locais tidos como zona de risco.

Potente e robusto, o Nauru 500C ISR é uma aeronave de extrema eficiência para cumprir com uma gama diversa de missões.

Fale com os consultores da Xmobots, agende uma demonstração exclusiva e conheça de perto, a tecnologia capaz de garantir o seu conforto e sua tranquilidade a qualquer momento.

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