Renault e Oficina Marques Criam Peça de Arte Única com Materiais Reutilizados da Indústria Automóvel

Press Release: Líder em práticas de reutilização de materiais (upcycling) na indústria automóvel, a Renault desafiou os artistas do estúdio multidisciplinar de arte e design, Oficina Marques, a criarem uma peça original, construída com materiais recolhidos nas oficinas da Rede de Concessionários da marca. O Scenic E-Tech 100% elétrico, que tem 90% de materiais recicláveis, vai ser o modelo utilizado durante o processo criativo e a peça de arte final será leiloada, com o valor a reverter para uma instituição apoiada pela Renault

A Renault também lidera a ‘Re-volução’ global nas práticas de sustentabilidade na indústria automóvel e decidiu inovar, ao combinar a arte com a reutilização de materiais usados na produção de veículos. O conceito de upcycling, o processo de transformar materiais descartados em novos objetos ou produtos de maior valor e utilidade, está bem patente no Renault Scenic E-Tech 100% elétrico, que é construído com 24% de materiais reciclados e onde 90% da sua massa – incluindo a bateria – é reciclável no final do ciclo útil de vida, podendo ser reutilizada.

Esta economia circular, preconizada pela Renault, foi o mote do desafio lançado ao duo de artistas da Oficina Marques, sedeada em Lisboa, para criarem uma peça totalmente original, recorrendo a materiais descartados provenientes de automóveis (como ferrosos, plásticos ou cablagens) recolhidos nas oficinas da Rede de concessionários. Uma segunda vida para estes materiais que ‘renascem’ através de uma peça de arte, a ser depois leiloada, e cujo valor final vai reverter para uma instituição apoiada pela Renault.

Os artistas da Oficina Marques estão a encetar uma jornada pelo país ao volante do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico, aproveitando a habitabilidade e a autonomia de até 625 km, na demanda por matérias-primas para o seu trabalho.

Tendo em conta este conceito, a Publicis – agência do Publicis Groupe Portugal – concebeu esta campanha criativa, onde a visão pioneira da Renault foi fundida com o poder expressivo da arte pelas mãos da Oficina Marques. A Publicis desenvolveu o conceito de forma a destacar o potencial do upcycling como um pilar da economia circular, ao mesmo tempo que mostra (uma vez mais) a preocupação da Renault com as causas ambientais e culturais. 

Estas viagens e todo o processo de criação vão dar origem a uma série de quatro episódios, transmitidos nas plataformas online da Renault, que vão retratar esta simbiose única entre a arte e as práticas de upcycling nos automóveis da Renault.

Mais informações aqui.